Qual a melhor tributação para clínicas odontológicas?

Compartilhe nas redes!

Quando decide empreender, o dentista se depara com uma pergunta difícil: qual o melhor regime tributário disponível para o seu caso? Bom, essa resposta pode variar conforme inúmeros fatores e um deles é a escolha dele em relação à forma como vai pagar seus tributos pelo trabalho prestado.

Além disso, cada tipo de regime possui tributações e características diferenciadas que devem ser estudadas e analisadas com cuidado para que a escolha do dentista seja a melhor em todos os aspectos.

Qual a importância de escolher um regime tributário?

Antes de tudo, o que é um regime tributário? Bom, o regime tributário é um sistema de tributação responsável pelo recolhimento de impostos, de acordo com o volume arrecadado por cada empresa.

Atualmente, temos três regimes tributários disponíveis no Brasil:

  1. 1. Lucro real: a tributação incide em cima do lucro líquido. Em suma, é uma opção para várias empresas, mas é um regime obrigatório para aquelas que faturam mais de 78 milhões de reais por ano.

 

  1. 2. Lucro presumido: a tributação incide em cima de um valor estimado do lucro. No entanto, é recomendado para empresas que faturam até 78 milhões por ano.

 

  1. 3. Simples nacional: oferece taxas fixas para diversas categorias e é voltado para empresas com faturamento de até 4,8 milhões anuais. Além disso, existe uma lista de atividades que podem se encaixar nesse regime, atualizada a cada ano.

Qual o melhor regime tributário para dentistas?

O cirurgião-dentista pode optar pelo Simples Nacional ou pelo Lucro Presumido. Os dois regimes acolhem bem esse tipo de profissional.

O Simples Nacional costuma ser a primeira opção da maioria dos trabalhadores desse segmento justamente por causa da redução burocrática e da facilidade de pagamento de vários tributos de uma única forma.

No entanto, isso não quer dizer que esse regime seja a melhor escolha para odontólogos. Em suma o motivo é simples: a contagem dos tributos leva em consideração a folha de pagamento e o faturamento da empresa, o que acaba fazendo com que o dentista pague muito mais impostos.

Em tempo, ao aderir ao Simples Nacional, é preciso ficar atento aos prazos, pois a data limite para essa escolha é até o fim de janeiro do ano da adesão.

Já com o lucro presumido, a carga tributária é menor, uma vez que o cálculo é realizado em cima do que foi sugerido. Entretanto, claro, o lucro da empresa pode ser bem maior do que aquele estimado lá atrás.

Mas, de qualquer modo, antes de escolher um ou outro regime tributário, o dentista precisa conhecer a sua empresa, fazer uma avaliação precisa do seu faturamento mensal e anual, seus custos, simular o pagamento dos impostos e só depois disso, é que ele poderá fazer uma escolha mais adequada.

É uma tarefa um pouco trabalhosa, mas vale muito a pena para que o profissional saiba, na ponta do lápis, todos os tributos que terá que pagar no final de cada mês e, a partir daí, fazer a escolha correta.

Além disso, vale lembrar que com a ajuda de um planejamento tributário é possível analisar cada caso de forma individual e descobrir maneiras de pagar menos impostos, uma excelente vantagem para quem precisa cortar gastos excessivos.

Classifique nosso post post

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Falecimento de sócio em sociedade limitade. O que fazer?

O falecimento de um sócio pode trazer consequências significativas para a operacionalização de uma empresa, principalmente se este sócio for mais do que um investidor e também desenvolver alguma atividade na empresa, como parte da equipe ou sócio administrador. Nesta situação, o impacto

Planejamento tributário preventivo: O que é e como fazer?

O planejamento tributário preventivo é uma estratégia adotada pelas empresas para reduzir a carga tributária de forma legal sem gerar inconformidades com a Receita Federal. Assim, para fazer um planejamento tributário preventivo é necessário que você analise a situação fiscal

Como a Receita Federal fiscaliza minha clínica médica

Os impostos também incidem sobre as clínicas médicas, e é preciso estar atento para fazer a declaração do serviço, de maneira correta para a Receita Federal. Contudo, é comum surgirem muitas dúvidas. Afinal de contas, nem todo mundo sabe como

Recomendado só para você
Com relação aos materiais odontológicos que podem ser dedutíveis ao…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top

Faça seu cadastro para ser redirecionado para o WhatsApp

Seus dados estão 100% protegidos