Dentista pode ser MEI?
Não. Mas vamos entender o porquê e quais são as alternativas mais vantajosas para os profissionais de odontologia.
É bastante comum que todos os processos burocráticos para a constituição de um CNPJ possam assustar e, em um primeiro momento, a alternativa de formalizar uma Microempresa Individual (MEI) pareça ser a mais atrativa e acessível.
Como opção você pode partir para uma ME ou EPP. E para isso, uma alternativa para quem não tem tempo de acompanhar as rotinas financeiras e ainda integrá-las à contabilidade, é contratando uma empresa de contabilidade especializada no assunto. Nós da LLP Contábil, somos referências na área de contabilidade voltada para a saúde. Sua empresa estará em boas mãos.
Tipos de empresas que os profissionais de odontologia podem abrir:
EI – Empresário Individual
O EI – Empresário Individual – é um tipo de empresa criada em nome do próprio empresário. Isso quer dizer, que a pessoa física é a titular da empresa e não pode ter outros sócios. O titular responde pelos patrimônios pessoal e do empresário individual, se responsabilizando pelas possíveis dívidas de forma ilimitada. Isso inclui os bens que fazem parte do seu próprio patrimônio (casas, terrenos, automóveis etc) e, também, do seu cônjuge (caso tenha regime de comunhão de bens)
Sociedades Limitadas – LTDA
As LTDAs – sociedades limitadas – são um tipo societário muito utilizado por empreendedores brasileiros, apesar de serem um pouco mais complexas. Nesse modelo, o contrato social tem um limite de sócios e novas pessoas somente podem ser incluídas com a concordância de todos os sócios. E, para isso, é preciso registrar o ingresso de novos sócios em uma atualização de contrato.
Nas empresas limitadas, o patrimônio particular dos sócios não é afetado pelos débitos da sociedade, e o capital está previsto no Contrato Social. Assim, a empresa responde, com seu próprio patrimônio, pelas suas obrigações sociais.
Principais passos para abrir o seu consultório de odontologia?
Bem, primeiro, você vai definir o tipo, o porte da sua empresa. Já sabe que, como dentista, não pode ser MEI ou EI. Então, você precisa decidir se vai ter um sócio ou não e se sua responsabilidade será limitada ou não.
Feito isso, a próxima etapa é você definir as atividades que você vai desenvolver. Pois, dependendo dos CNAEs (Classificação Nacional de Atividade Econômica) que utilizar, você poderá ou não se enquadrar no Simples Nacional. Confira os CNAES que envolvem o serviço de odontologia, nesta lista.
Nossa, quantas decisões! Parece complicado, mas com a nossa ajuda tudo fica mais fácil. Além de escolher o regime jurídico, você quer saber quanto tempo levará para abrir a sua empresa e, principalmente, quanto vai custar o serviço de contabilidade.
Dúvidas? Entre em contato conosco, será um prazer te ajudar com a contabilidade da sua empresa!
WhatsApp: 4721253120