Conheça os documentos contábeis essenciais ao seu negócio!

47 Llp Contabil - LLP Contábil

Compartilhe nas redes!

Os documentos contábeis fazem parte das obrigações da empresa e servem para a escrituração e registros.

Manter um negócio no Brasil não é uma tarefa fácil, pois além de todos os desafios comuns do empreendimento escolhido, existe a parte burocrática. Nessa parte encontramos uma série de documentos que são de suma importância para garantir a saúde da empresa, entre eles estão os documentos contábeis. Eles mostram qual é a situação do negócio, assim o empresário pode criar soluções para os possíveis problemas encontrados.

O que são os documentos contábeis?

Esses documentos fazem parte das obrigações da empresa e servem para a escrituração e registros. Os registros financeiros são importantes  para que a parte contábil possa fazer os cálculos dos principais deveres fiscais.

Como podemos observar, os documentos contábeis são essenciais; por esse motivo é preciso prestar atenção ao modo como são organizados e arquivados.

Quais são os principais documentos contábeis?

Acompanhe a seguir os principais documentos contábeis usados pelas empresas:

Comprovantes de pagamento de impostos

A partir desses comprovantes, o setor contábil da empresa consegue trabalhar, de modo especial quando mencionamos as guias de recolhimento de impostos.

Como a empresa consegue comprovar que está em dia com seus tributos?

Essa comprovação é realizada, através dos comprovantes de pagamento de tributos, assim o empresário atesta que cumpre com os seus deveres. Esses comprovantes também são usados em relatórios.

Importante: O contador deve arquivar os documentos que demonstrem que a empresa anda em dia com suas obrigações.

Registros trabalhistas

Esses documentos comprovam que a empresa cumpre com suas obrigações trabalhistas. Veja a seguir quais são elas:

  • Pagamento dos funcionários;
  • Tributos trabalhistas;
  • Outros documentos relacionados aos funcionários da empresa.

Vale lembrar, que esses documentos precisam ser arquivados por muito tempo, pois servem como comprovante e são importantes na avaliação do futuro do negócio.

Nota Fiscal

A nota fiscal é um documento que regulamenta e certifica as vendas ou prestação de serviços feitos pela empresa, por essa razão é essencial para o bom andamento do negócio e para a declaração dos impostos sobre as operações feitas. A finalidade principal é anotar o processo de venda e informar os dados essenciais (tipo de produto ou serviço, tributos, valores, entre outros) para o empresário e o cliente.

Por que é importante emitir notas fiscais?

A nota fiscal é uma obrigação legal, ela simplifica e melhora diversos procedimentos internos da empresa, nos espaços contábil e fiscal.

Comprovantes de pagamentos

Os comprovantes são de suma importância para o negócio.  Nos extratos de pagamentos encontramos o faturamento, que será usado no cálculo dos impostos. Através do faturamento, o empresário sabe se o negócio teve lucro ou prejuízo em um determinado período e assim pode traçar estratégias para continuar lucrando ou amenizar os impactos causados pelo prejuízo.

Dica Extra: Já imaginou aprender 10 anos de Prática Contábil em poucas semanas?

Conheça um dos programas mais completos do mercado que vai te ensinar tudo que um contador precisa saber no seu dia a dia contábil, como: Rotinas Fiscais, Abertura, Alteração e Encerramento de empresas, tudo sobre Imposto de Renda, MEIs, Simples Nacional, Lucro Presumido, enfim, TUDO que você precisa saber para se tornar um Profissional Contábil Qualificado.

Fonte: Jornal Contábil

PRESSIONE AQUI AGORA MESMO E FALE JÁ CONOSCO PARA MAIS INFORMAÇÕES!

Classifique nosso post post

Compartilhe nas redes:

Facebook
Twitter
Pinterest
LinkedIn

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Falecimento de sócio em sociedade limitade. O que fazer?

O falecimento de um sócio pode trazer consequências significativas para a operacionalização de uma empresa, principalmente se este sócio for mais do que um investidor e também desenvolver alguma atividade na empresa, como parte da equipe ou sócio administrador. Nesta situação, o impacto

Planejamento tributário preventivo: O que é e como fazer?

O planejamento tributário preventivo é uma estratégia adotada pelas empresas para reduzir a carga tributária de forma legal sem gerar inconformidades com a Receita Federal. Assim, para fazer um planejamento tributário preventivo é necessário que você analise a situação fiscal

Como a Receita Federal fiscaliza minha clínica médica

Os impostos também incidem sobre as clínicas médicas, e é preciso estar atento para fazer a declaração do serviço, de maneira correta para a Receita Federal. Contudo, é comum surgirem muitas dúvidas. Afinal de contas, nem todo mundo sabe como

Recomendado só para você
A automação de processos já é uma realidade. A evolução…
Cresta Posts Box by CP
Back To Top

Faça seu cadastro para ser redirecionado para o WhatsApp

Seus dados estão 100% protegidos